Nefrologia é uma especialidade médica veterinária dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico veterinário especializado nas doenças do sistema urinário chama-se nefrologista.
Entre as diversas atividades de um médico veterinário nefrologista, pode-se destacar:
• prevenção de doenças renais;
• diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
• diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
• diagnóstico e tratamento de nefrites;
• diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
• diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
• diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
• diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
• hemodiálise;
• diálise peritoneal;
• transplante renal.
Recomenda-se que pacientes com mais de 5 anos façam semestralmente uma consulta com um médico veterinário nefrologista e façam pelo menos os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção quando filhote recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico veterinário nefrologista.
A HEMODIALISE tem como função abaixar os níveis de toxinas do sangue e melhorar o estado geral do paciente. Isso SEMPRE AJUDA O PACIENTE e é a melhor arma para retirar o paciente renal de uma crise urêmica.
Muitos médicos veterinários, não indicam hemodiálise no tratamento de insuficiência renal crônica por desconhecimento básico de nefrologia.
Porém, é necessário e IMPRESCINDÍVEL que haja um veterinário com conhecimento de nefrologia por trás do tratamento.
Infelizmente, com freqüência, ainda ouvimos os seguintes equívocos:
– “Não adianta fazer hemodiálise, porque só é indicada em casos de transplante”
Hemodiálise não está indicada só para pacientes que farão transplante, até mesmo porque o transplante renal não é uma realidade na medicina veterinária e os animais ficam muito bem quando encaminhados a tempo para o procedimento dialítico. Nao espere o seu animal estar morrendo para trazê-lo!
Um paciente pode ser crônico e viver muito bem compensado e se tornar um agudo dentro do crônico (ou crônico agudizado) e , através da hemodialise e correto tratamento nefrologico, voltar ao estado de crônico porem estável.
– “Não adianta fazer hemodiálise em animais crônicos “
O paciente crônico pode viver muito bem obrigado e na maioria dos casos crônicos e apenas piora de forma rapida quando sofre agudização por novos insultos renais. Ao retirar o animal da crise e DIAGNOSTICAR E TRATAR AS CAUSAS DO INSULTO RENAL, seu animal tem grandes possibilidades de voltar a ser um cronico compensado.
– “Não adianta fazer hemodialise porque este paciente é terminal “
O clinico geral que afirma que um paciente é terminal sem o tratamento adequado , incorre em erro medico. Uma ultrasonografia com imagem de nefropatia crônica associada a um quadro de uremia não significa que o paciente seja terminal!!! ULTRASONOGRAFIA NÃO MOSTRA FUNÇÃO RENAL!
Só podemos dizer que o paciente renal tem um rim terminal, após dosar o clearence da creatinina, o que não se faz com o animal em agudização. Logo, o não tratamento adequado e a não indicação para hemodialise do paciente com niveis altos pode ser inclusive caracterizado como erro médico.
– “O seu animal não aguentará uma sessão de Hemodiálise”
A grande maioria dos cães e gatos suporta muito bem a hemodiálise, desde que feita por equipe treinada e não por curiosos. Não é a hemodiálise que mata o paciente , mas sim, os danos causados pela uremia quando o clinico veterinario nao encaminha o paciente a tempo , ou quando o proprietário demora para trazer o paciente a tempo.
– “Hemodiálise é um procedimento muito agressivo”
A hemodiálise não é um tratamento agressivo. Muito pelo contrário. A maioria dos animais relaxa e dorme durante o procedimento que , quando executado da maneira correta, traz alivio e bem estar ao animal. Os videos disponiveis de sessões de hemodiálise em pacientes da RENALVET falam por si só!
Vamos esclarecer algumas duvidas:
PARA QUE SERVE A HEMODIALISE?
– Hemodiálise serve para retirar as toxinas uremicas do sangue e assim , poupar o organismo para que não entre em falencia, evitando danos aos outros orgaos como estomago, intestinos, cerebro etc…. Ao mesmo tempo, serve para descansar esses rins e GANHAR TEMPO para que o médico veterinário possa diagnosticar e fazer o tratamento adequado dos rins e PRINCIPALMENTE diagnosticar e tratar as causas de insulto renal, ou seja, quem fez os rins ficarem doentes.
RIM NAO FICA DOENTE SOZINHO!
Na prática, RINS NAO FICAM DOENTES SOZINHOS. Quase sempre há 1 ou várias causas de insulto renal, como hipertensão, doença periodontal, endocardiose, erlichiose, filariose, leishmaniose, diabetes, hiperadrenocorticismo, infecções diversas, tumores etc.
Se fizermos a hemodiálise abaixando os niveis de toxinas e simultaneamente, descobrirmos e tratarmos com sucesso as causas do insulto renal, há uma enorme possibilidade deste paciente estabilizar e ter uma vida com qualidade, sem nunca mais precisar de hemodiálise, SEJA ELE UM PACIENTE CRONICO, UM CRONICO QUE AGUDIZOU OU UM PACIENTE AGUDO!
O médico veterinário que não encaminha o paciente renal na hora certa para o tratamento adequado com HEMODIALISE, perde o cliente, que via de regra acaba encontrando as indicações corretas na internet.
A grande maioria dos animais ou é paciente renal agudo ou é crônico que agudizou e pode sim se recuperar total ou parcialmente e voltar a ter uma boa qualidade de vida. SEM DEPENDER DA HEMODIALISE PARA SEMPRE.
Procure a RENALVET mais próxima de você!
Neste exemplo, eu pergunto a voce: O seu animal tem vômito porque??? Porque tem gastrite? Porque tem tumor no figado? Porque foi intoxicado? Porque comeu um corpo estranho??
Da mesma forma que um animal com vomitos precisa ser corretamente diagnosticado para receber o tratamento adequado, um animal com insuficiencia renal, TAMBEM PRECISA SER CORRETAMENTE DIAGNOSTICADO!
O seu animal é insuficiente renal, mas pelo menos foi feito um diagnostico da doença renal? Ela é pré-renal, renal ou pós renal? Ele é um paciente agudo, crônico ou crônico agudizado?
Pelo menos foi medida a pressão arterial, o sódio, potassio, calcio e albumina?
Os rins dificilmente ficam doentes sozinhos. O seu veterinário pesquisou qual a causa ou as causas do insulto renal? Tratar a insuficiencia renal sem conhecer as causas do insulto renal é de pouca utilidade! por exemplo, se o seu cão está insuficiente renal porque é hipertenso, não adianta tratar a insuficiencia renal sem tratar a hipertensão. Existem centenas de causas de insulto renal, como erlichiose, filariose, infecções, diabetes, doença periodontal etc… e se não há diagnóstico causal, dificilmente o tratamento será adequado.
Os sintomas urêmicos são muito variados, mas podem incluir letargia, prostração, vomitos, mau hálito, fezes e vomitos com ou sem sangue, ulceras na boca etc…
A HEMODIALISE É UM PROCESSO QUE FILTRA O SANGUE E UM FILTRO SEMPRE FUNCIONA! 100% DAS VEZES! O objetivo da hemodiálise é o de abaixar e controlar a uremia, evitando que as toxinas lesem os outros orgãos. Dessa forma o animal melhora e o veterinário ganha tempo para diagnosticar corretamente a doença renal e principalmente, diagnosticar e tratar AS CAUSAS DO INSULTO RENAL!
E o mais importante: Se o seu cão apresenta níveis de uréia acima de 100 mg/dl e/ou creatinina acima de 3,0 mg/dl e já tem mais de 3 dias de tratamento sem a reversão desses níveis, JÁ ESTÁ INDICADA A HEMODIÁLISE para controlar a uremia e evitar que as toxinas lesem os outros orgãos até que se possa reverter ou controlar o caso. A não indicação da hemodiálise em tempo hábil pode até mesmo configurar erro médico!
Se o seu animal está insuficiente renal, procure quem realmente conhece nefrologia veterinária. Procure a RENALVET!
Através do correto diagnóstico nefrológico, do adequado suporte renal e do tratamento das causas do insulto renal, associados ao tratamento de hemodiálise, as chances de recuperação ou estabilização do paciente renal aumentam muito.
Não se conforme quando o seu veterinário desistir de tratar o seu cão ou recomendar a eutanásia! Cobre, pergunte, atualize-se!
A hemodiálise pode ser o fator diferencial que irá proporcionar a recuperação e controle da doença renal de seu animal de estimação.
Lembre-se: a Hemodiálise sempre funciona, controlando a uremia e ganhando tempo para que o adequado suporte renal e o tratamento da doença causal surtam efeito e o seu animal se recupere!
O tratamento de hemodiálise não é para sempre. apenas pelo período necessário para que o animal saia de uma agudização, seja ele um paciente renal agudo ou cronico agudizado.
A hemodiálise é indicada principalmente nos seguintes estados clínicos :
– Insuficiência Renal Aguda
– Insuficiência Renal Crônica
– Insuficiência Renal Crônica agudizada
– Hepatopatias
– Intoxicações por produtos Químicos
– Infecções do sistema Urinário
– Intoxicações Medicamentosas
– Babesiose
– Intoxicações Alimentares
– Erlichiose
– Envenenamentos
– Cetoacidose diabética
– Cardiopatias que levem a edema pulmonar refratário a diuréticos
– Hipercaliemia (excesso de potássio no sangue)
– Qualquer causa que leve à Uremia
– Sempre que houver necessidade de diminuir a sobrecarga hepática e renal, assim como para estimular a função renal.
A hemodiálise sempre funciona e está sempre indicada quando o animal apresenta uremia com niveis acima de 100 mg/dl de ureia e/ou 3,0 mg/dl de creatinina após 48 horas de tratamento intensivo. Desta forma, conseguimos controlar a uremia, substituindo a função renal antes de que o organismo entre em falencia, descansamos os rins e ganhamos tempo para que a terapia surta efeito e se diagnostique e trate as causas do insulto renal.
Vale lembrar que a hemodiálise não é para sempre! Ela é realizada atee que o animal saia do quadro de agudização, o que em geral ocorre entre 2 e 5 sessões.
Sempre que nos enviar um animal para hemodiálise, não esqueça de nos mandar por escrito uma lista de todos os medicamentos que o animal vêm utilizando, todos os exames antigos e recentes assim como o motivo pelo qual o encaminhou.
Não hesite em nos procurar em caso de dúvidas pré e pós-tratamento. Lembre-se que o trabalho em conjunto entre o clínico e a equipe de hemodiálise, assim como uma dieta específica e afluidoterapia adequada são vitais para a recuperação do animal.
Em geral, a hemodiálise é feita de duas a quatro vezes , dias consecutivos, em um animal com IRA ou IRC. Cada procedimento dura de quinze minutos a quatro horas. Pode existir variações neste tempo de acordo com o tamanho, a idade e o estado do animal.
Animais com insuficiência renal não ficam escravos da hemodiálise! Na prática, após duas ou três sessões, o paciente pode ser controlado com dietas específicas e soroterapia adequada. Animais que sofram de outras patologias tais como leptospirose, doenças hepáticas, intoxicações e envenenamentos, geralmente necessitam de apenas uma ou duas sessões associadas ao tratamento do agente causador da doença.
O animal submetido ao tratamento de Hemodiálise normalmente se comporta não necessitando grande contenção. Isso ocorre mesmo com animais bravos. Raramente o animal é submetido a tranqüilizante.
O equipamento nos permite uma ampla margem de segurança e um custo acessível.
É de grande importância o trabalho em conjunto do clínico com a equipe de hemodiálise. O sucesso da terapia dependerá principalmente do acompanhamento feito pelo próprio clínico após as sessões, com consultas e avaliações bioquímicas periódicas de forma que o animal se recupere totalmente.
É importante lembrar que:
1- A Hemodiálise sempre funciona. O objetivo da Hemodiálise é o de substituir temporariamente a função renal, depurando as toxinas acumuladas no organismo. A Hemodiálise é um filtro e sempre filtra o sangue quando corretamente prescrita.
2-A hemodiálise não cura os rins. Ela permite um descanso do organismo,evitando que o animal venha a óbito pela uremia, melhorando o estado geral do paciente e também , dando tempo para que o médico veterinário dê o suporte renal adequado, diagnostique e trate as causas da agressão renal. Isso aumenta as possibilidades de recuperação do animal.
A hemodiálise é feita com a ajuda de um dialisador (capilar ou filtro). O dialisador é formado por um conjunto de pequenos tubos. Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passa através da linha arterial do dialisador e vai para o capilar, onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa. Os banhos, formados por uma solução ácida e outra básica, que visam imitar o plasma limpo, entram através de conexões chamadas “hansen” em sentido contrário ao do sangue sendo que os banhos entram limpos e saem levando as toxinas que estavam no sangue.
A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue, retirando as toxinas que se acumulam quando os rins não estão funcionando normalmente. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias como a uréia, potássio, sódio, água e toxinas produzidas pelo próprio organismo ou de origem externa.
Através da Hemodialise, poupam-se outros orgãos dos malefícios causados pela uremia, que é controlada, e assim, ganha-se tempo para recuperar a função renal total ou parcialmente e também tratar a doença que causou o insulto renal.
A tecnologia associada a uma formação avançada permitem que nós da RENAL VET tenhamos um indice de sucesso maior com os nossos pacientes renais.
A RENALVET utiliza a hemodiálise que é uma terapia de substituição renal, para permitir a recuperação de animais em insuficiência renal aguda e insuficiencia renal cronica agudizada
A Hemodiálise também é utilizado para o tratamento de sobrecarga de volume (edema pulmonar em cardiopatas) refratários a diuréticos. Somos um dos poucos centros de nefrologia veterinária no mundo a utilizar com eficiência e conhecimento a hemodiálise em animais.