Remoção de células senescentes “pode transformar remédios”
Em uma descoberta surpreendente publicada em julho de 2018, os animais velhos viveram 36% mais e recuperaram a função física quando as células senescentes foram removidas. As células senescentes se acumulam nos seres humanos e secretam fatores inflamatórios tóxicos. Os cientistas proclamam essa técnica senescente de remoção de células “pode transformar a medicina como a conhecemos”.
Em 9 de julho de 2018 , o mundo despertou a notícia da Clínica Mayo de que muitas aflições relacionadas à idade podem ser revertidas pela eliminação de células senescentes de ratos velhos.
Além de recuperar aspectos da saúde da juventude, os ratos velhos cujas células senescentes foram removidas seletivamente viveram 36% mais tempo .
Este não é o primeiro estudo mostrando esses efeitos. O que o torna excepcional é a maneira meticulosa como foi conduzida.
A primeira parte do estudo envolveu o transplante de algumas células senescentes em ratos jovens . Isso fez com que os camundongos resistissem ao declínio físico característico do envelhecimento degenerativo. Quando células senescentes foram transplantadas em camundongos velhos, os mesmos efeitos tóxicos ocorreram e os camundongos morreram mais cedo.
Mas com a administração oral de compostos que removem células senescentes , a disfunção física foi aliviada e a vida útil acentuadamente aumentada.
A notícia incrível é que novas formas estão sendo desenvolvidas para ajudar a remover células senescentes do envelhecimento humano hoje!
Por que as células senescentes se acumulam?
À medida que as células envelhecem, a maioria passa por um processo de eliminação benéfico conhecido como apoptose .
Se todas as células envelhecidas fossem auto-eliminadas adequadamente, veríamos melhorias nas expectativas de vida saudáveis.
Em vez disso, muitas células senescentes permanecem. Essas células envelhecidas emitem sinais que promovem inflamação, prejudicam células saudáveis e bloqueiam fatores regenerativos que podem melhorar a saúde.
Esse cenário ocorre dentro de nossos corpos, pelo qual as células senescentes deixam de sofrer apoptose (eliminação normal das células). Essas células senescentes traquinas emitem sinais do tipo inflamatório que se espalham para células saudáveis e as levam a se deteriorar.
SENOLYTICOS PROLONGAM VIDA ÚTIL SAUDÁVEL
Estudo com roedores mostra senolíticosMelhore os sintomas de fragilidade (marcha, força de preensão)
Melhore a aparência da cor do cabelo
Melhore a função cardíaca / arterial
Reduzir tremores e incontinência urinária
Diminuir a osteoporose
Aumentar a resistência ao exercício
Melhore a pontuação da idade do rim / fígado
Prolongue a vida útil saudável
Alguém NÃO quer esses benefícios?
Célula de Envelhecimento . Ago 2015; 14 (4): 644-58. doi: 10.1111 / acel.12344. Epub 2015 22 de abril.
Um velho problema com novas soluções
Fui informado sobre células senescentes no final dos anos 90 por um pesquisador brilhante. Ele deixou claro que, para conseguirmos um controle significativo sobre o envelhecimento , teríamos que remover seletivamente células senescentes que se acumulam e causam estragos metabólicos.
O problema naquela época era que não havia uma abordagem válida para fazer isso.
A partir do ano de 2014, cientistas da Mayo Clinic e do Scripps Research Institute começaram a investigar senolíticos , compostos que induzem a eliminação normal de células senescentes.
Resultados notáveis
A caixa da página anterior é de uma apresentação que dou para advogar por pesquisas aceleradas de reversão de idade . Este slide destaca as descobertas de um estudo inovador em animais (ano de 2015) que encontrou efeitos notáveis de rejuvenescimento em resposta à terapia senolítica agressiva .
Este estudo de 2015 4 foi seguido por outro estudo financiado em parte pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) publicados em 2017. 5
O estudo de 2017 analisou ratos com idade acelerada tratados com um composto senolítico . As descobertas mostraram melhorias na força de preensão, condição do pêlo, movimento e saúde geral. Este estudo também revelou melhora em um biomarcador de células senescentes no rim em comparação com camundongos controle.
Esses estudos geraram manchetes em todo o mundo, com cientistas descrevendo o potencial de compostos senolíticos para reverter o envelhecimento em seres humanos.
Em uma revisão publicada pela The American Geriatrics Society (2017), os senolíticos foram descritos como tendo potencial para:
“… transforme a medicina geriátrica, permitindo a prevenção ou o tratamento de várias doenças e déficits funcionais em paralelo, em vez de um de cada vez.”
Os autores desta revisão explicaram como a redução da ” carga de células senescentes ” pode levar a menos inflamação com a função aprimorada das células-tronco .
A revisão descreveu como as células senescentes destroem as articulações dos joelhos de ratos saudáveis. 6 Esses achados incentivaram as pessoas com osteoartrite a se auto-experimentarem com compostos senolíticos , com resultados encorajadores sendo relatados.
De interesse é que os senolíticos não precisam ser usados continuamente para obter benefícios. Isso corrobora as estratégias atuais pelas quais as pessoas estão usando senoliticamente intermitentemente (períodos “ligado” e “desligado”).
Esta revisão de 2017 concluiu que, após a conclusão dos ensaios clínicos:
“… é concebível que o repertório rapidamente emergente de agentes senolíticos possa transformar a medicina como a conhecemos.” 2
Os pesquisadores observaram ainda que a introdução de senolíticos na prática clínica pode ser transformadora ao afirmar:
“Nosso objetivo é alcançar o mesmo sucesso em seres humanos que temos em modelos animais pré-clínicos, em esforços para prevenir ou retardar as condições associadas ao envelhecimento”. 7
Estudos senolíticos humanos estão sendo realizados por vários médicos / cientistas. Esperamos ansiosamente relatar sobre eles após a coleta de dados a longo prazo.
Abordagens senolíticas práticas:
Pesquisas iniciais em senolíticos indicam que a dosagem intermitente pode ser uma abordagem ideal. Em outras palavras, a estratégia é induzir seletivamente a apoptose das células senescentes por um tempo limitado e cessar até que mais células senescentes se acumulem.
Drogas que eliminam células senescentes estão sendo estudadas clinicamente. Hoje, algumas pessoas estão experimentando drogas senolíticas + altas doses de quercetina .
Em um estudo de cultura de células, o medicamento dasatinib eliminou os progenitores das células adiposas senescentes humanas . A quercetina foi mais eficaz contra células endoteliais humanas senescentes e células-tronco da medula óssea .
É importante melhorar a circulação através da função endotelial aprimorada e permitir …
Restaurar padrões juvenis de sono circadiano.O envelhecimento e o estilo de vida irregular atrapalham nossa capacidade de manter o equilíbrio circadiano através do sono restaurador.
A função saudável do ritmo circadiano depende da expressão de genes que “ativam” as vias de sinalização vitais em todo o corpo. É por isso que muitas vezes nos sentimos “sistemicamente” terríveis quando sofremos uma noite de sono interrompido ou insônia.
Foi demonstrado que um extrato de casca de citros contendo nobiletina restaura a expressão gênica circadiana em camundongos. Um artigo na página 38 desta edição descreve como pessoas com ritmos circadianos interrompidos podem obter benefícios.
Entre os principais senoliticvos utilizados pela RENALVET em pacientes renais, mas tambem em pacientes ONCOLOGICOS, OSTEO-ARTRITICOS, LESOES EM SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFERICO, PROBLEMAS DE FIGADO, PANCREAS E INTESTINAIS , TEMOS:
– curcuminoides,
– fisetina,
– quercetina,
– resveratrol,
– matcha,
– luteolina,
– piperina
Referências
Xu M, Pirtskhalava T, Farr JN, et al. Os senolíticos melhoram a função física e aumentam a vida útil na velhice. Nat Med. 2018; 24 (8): 1246-56.
Kirkland JL, Tchkonia T, Zhu Y, et al. O potencial clínico dos medicamentos senolíticos. J Am Geriatr Soc. 2017; 65 (10): 2297-301.
Zhu Y, Armstrong JL, Tchkonia T, et al. Senescência celular e fenótipo secretivo senescente em doenças crônicas relacionadas à idade. Curr Opinião Clin Nutr Metab Care. 2014; 17 (4): 324-8.
Zhu Y, Tchkonia T, Pirtskhalava T, et al. O calcanhar de Aquiles das células senescentes: do transcriptoma às drogas senolíticas. Célula de Envelhecimento. 2015; 14 (4): 644-58.
Fuhrmann-Stroissnigg H., Ling YY, Zhao J. et al. Identificação de inibidores de HSP90 como uma nova classe de senolíticos. Nat Commun. 2017; 8 (1): 422.
Xu M, Bradley EW, Weivoda MM, et al. As células senescentes transplantadas induzem uma condição semelhante à osteoartrite em camundongos. J Gerontol A Biol Sei Med Sei. 2017; 72 (6): 780-5.
Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/09/170904093428.htm. Acessado em 6 de agosto de 2018.
Tchkonia T, Morbeck DE, Von Zglinicki T, et al. Tecido adiposo, envelhecimento e senescência celular. Célula de Envelhecimento. 2010; 9 (5): 667-84.
Noberini R, Koolpe M, Lamberto I, et al. Inibição da interação receptor Eph-ligante de efrina por polifenóis do chá. Pharmacol Res. 2012; 66 (4): 363-73.
Noberini R, Lamberto I, Pasquale EB. Visando receptores Eph com peptídeos e moléculas pequenas: progresso e desafios. Semin Cell Dev Biol. 2012; 23 (1): 51-7.
Ting PY, Damoiseaux R, Titz B, et al. Identificação de pequenas moléculas que interrompem a sinalização entre ABL e seu regulador positivo RIN1. PLoS One. 2015; 10 (3): e0121833.
Leone M, Zhai D, Sareth S, et al. A prevenção do câncer pelos polifenóis do chá está ligada à sua inibição direta das proteínas da família Bcl-2 antiapoptótica. Cancer Res . 1 de dezembro de 2003; 63 (23): 8118-21.
Estudo interno do fornecedor. Um estudo farmacocinético randomizado e cruzado de Quercetin 500mg., Quercetin Phytosome 500 mg. e Fitomasso de Quercetina 250 mg. administrado em dose única a voluntários saudáveis em condições de jejum. Dados no arquivo. 2017.
Han X, Zhang J, Xue X, et al. A teaflavina melhora a lesão hematopoiética induzida por radiação ionizante através da via NRF2. Radic livre Biol Med. 2017; 113: 59-70.